Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Dia Europeu do Ex-Fumador

por Miss P., em 26.09.17

quit_smoking-1.jpg

 

E já lá vão 3 anos...

 

O Dia Europeu do Ex-fumador celebra-se a 26 de setembro.

 

O dia do ex-fumador é celebrado nos países membros da União Europeia e visa felicitar todos aqueles que conseguiram deixar de fumar ou que estão a tentar deixar de fumar. As pessoas são encorajadas a enviarem mensagens de apoio e de parabéns a quem está a lutar contra o tabaco.

 

Estudos indicam que o número de fumadores em Portugal tem vindo a baixar. Contudo, estima-se que existam perto de 2 milhões de fumadores em Portugal.

 

O tabaco é a principal causa de morte evitável, sendo responsável por cerca de 10% das mortes que ocorrem no mundo (mais de 5 milhões de óbitos anuais). Muitas formas de cancro, como da faringe, pulmão ou bexiga, ou doenças como as cardiovasculares ou a Doença Pulmonar Obstrutiva Cónica têm uma relação direta com o hábito de fumar.

 

Eu deixei de fumar em 2014, no dia 12 de Maio. Já tinha tentado algumas vezes, sem sucesso, e dessa vez consegui. Não foi sem ajuda, claro. Sei que sem ajuda é mesmo muito dificil. Após várias pesquisas, encontrei a Facilitas Healthcare através da internet, e depois de um mês a mentalizar-me (é caro e não sabia se funcionava), decidi arriscar. O pior que podia acontecer era gastar o dinheiro e não funcionar.

 

A verdade é que funcionou. Placebo ou não, não sei, mas deixei de fumar. Claro que durante muito tempo (ainda hoje acontece) lembro-me de fumar, tenho vontade, mas não é aquela vontade que não nos deixa pensar em mais nada. Não há ansiedade associada e não tenho aquela sensação que só os fumadores conhecem, e que só passa depois de acender um cigarro. Tal como penso em fumar, em menos de um minuto a vontade desaparece e esqueço-me novamente.

 

Sei que não há nenhum botão On/Off que nos faz automaticamente deixar de fumar. Tem que haver uma grande força de vontade, e temos mesmo de querer deixar. Porque se não quisermos, não é isto que vai fazer com que deixemos de fumar. Só quando quisermos realmente é que deixamos. Não sei o dia de amanhã, e não sei se voltarei a fumar. O meu desejo é que isso não aconteca. Mas se acontecer, não tenho que pensar que sou fraca ou que não consegui. Só tenho que pensar que, se já  consegui uma vez, consigo novamente. Um dia de cada vez.

É um pensamento esmagador para quem quer deixar de fumar, pensar que nunca mais na vida vai voltar a fumar. Em vez de pensar assim, eu penso de outra forma... Hoje e agora não quero fumar... Amanhã logo se vê... E assim passaram mais de 3 anos. E espero que assim continue...

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:



Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D



Posts mais comentados


Calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Mais sobre mim

foto do autor